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    Caps promove palestra sobre mindfulness

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    Tema foi abordado por doutora em saúde coletiva.

     

            A Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) realizou na sexta-feira  (4) a palestra “Como levar mindfulness para o dia a dia”, proferida pela nutricionista, professora, doutora em Saúde Pública no Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp e instrutora de mindfulness Vera Lúcia Morais Antônio de Salvo. O evento, voltado à qualidade de vida do público interno, foi realizado na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior e teve a participação de mais de mil pessoas, presencial e a distância, entre magistrados e servidores.

            O coordenador da Caps, desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, agradeceu a presença dos servidores. “Tenho certeza que, pela novidade do tema, Vera Lucia propiciará muito conhecimento e informações valiosas para o dia a dia”. Ao abordar o assunto, a palestrante ressaltou que, apesar de o mindfulness – prática de treinamento e aprendizado da atenção plena para a experiência presente ­– ser algo bastante novo no Brasil, está ganhando popularidade. “O tempo todo estamos querendo resolver problemas. Temos muitas tarefas a desempenhar e há muita competição. Neste cenário, é natural que haja estresse e que ele gere ansiedade. Daí a importância do mindfulness, que, traduzido, seria ‘atenção plena’”, explicou.

            Para ela, num mundo multitarefas como o que vivemos, acreditamos que somos mais eficientes por conseguirmos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Porém, desta maneira tendemos a não prestar atenção aos detalhes, a perder a conexão com o que estamos fazendo. Essa desatenção, unida à sobrecarga do mundo moderno, acaba nos afastando de nós mesmos e nos torna reféns de nossa mente. O mindfulness, neste caso, seria uma espécie de “re-percepção”, de desintegrar estes pensamentos – que, de acordo com pesquisas, se formam a cada segundo – para nos atentarmos ao que estamos fazendo. Atentos, passamos a ser capazes de unir o corpo e a mente e de escutar o que o corpo tem a dizer.

            Outro papel importante do mindfulness, de acordo com Vera Luccia, seria a capacidade de nos manter no presente. “Ruminar o passado causa depressão. A concentração no futuro gera ansiedade. Por isso a importância de estar no presente”, afirmou. Para ela, a prática é efetiva neste aspecto por trabalhar em cima de três pilares: intenção, atitude e atenção. “Não precisamos nos misturar aos nossos pensamentos. Eles surgem sozinhos, mas, se não dermos atenção, eles desaparecem”. O importante, segundo ela, é treinar a atenção plena. “Mindfulness é uma habilidade que pode ser treinada. É mais eficaz praticar um minuto todos os dias do que ficar horas em estado de atenção aos finais de semana”, garantiu.

            Por fim, a palestrante falou sobre os benefícios da prática de atenção plena: auxílio no gerenciamento e redução do estresse, diminuição da ansiedade, aumento da resiliência, geração de afetos positivos, melhoria no humor, qualidade de vida e bem-estar psicológico, e maior estabilidade emocional, consciência, confiança, relaxamento e autossuficiência.

            Durante a palestra, a instrutora conduziu uma prática de cerca de cinco minutos com os servidores participantes, que, em seguida, relataram as sensações geradas pela experiência. Ao final do seminário Vera Lúcia respondeu perguntas do público e recebeu o certificado de participação da Caps.

     

     

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